Saiba como ser um bom CIDADÃO DIGITAL com toda a segurança.

 

 

BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS A TER

 

Higiene Digital & Literacia Financeira

 

 

Sabia que, com o mundo virtual em constante desenvolvimento, criar hábitos de Higiene Digital para impedir ataques informáticos é tão importante como lavar as mãos e os dentes, para prevenir doenças?

 

Sabia que o cibercrime é todo o tipo de crime que tem como alvo ou faz uso de computadores, telemóveis ou qualquer outro tipo de dispositivo electrónico ligado em rede e à internet?

PHISHING

Ciberataque através de e-mails com links que nos redireccionam para páginas falsas, onde nos pedem para inserir os nossos dados confidenciais a que o cibercriminoso ficará com acesso.

 

VISHING

Fraude concretizada através de chamada telefónica, durante a qual o cibercriminoso se faz passar por alguém do banco ou de outra empresa de confiança, alegando haver um problema e pedindo com muita urgência os nossos dados pessoais e confidenciais, como os dados do cartão ou o código de segurança.

 

SMISHING

O cibercriminoso envia links por SMS, mensagens de WhatsApp ou de outras aplicações de mensagens escritas.

 

•  Criar palavras-passe fortes e difíceis de adivinhar e não usar as mesmas em várias plataformas;

• Evitar usar redes públicas ou hotspots de Wi-Fi;

• Se desconfiar do remetente, NUNCA abra o link;

• Proteger as entradas USB e nunca usar Pen’s USB desconhecidas;

• Bloquear sempre o dispositivo;

• Apagar periodicamente os cookies e ficheiros temporários;

• Fazer backups periódicos dos seus dados.

• Deverá dirigir-se à esquadra da Polícia com a sua identificação pessoal;

• Explicar em detalhe a data e o valor do movimento que não reconhece;

• Dirigir-se ao seu banco com o Boletim de Ocorrência da Polícia e
apresentar uma reclamação por escrito, com cópia para si carimbada e
com a assinatura e data do colaborador que recebeu a reclamação;

• O processo seguirá para investigação e a polícia irá contactá-lo quando o
processo estiver concluído.

 

MEIOS DE PAGAMENTO

 

Cartão de Débito MULTICAIXA e PIN

O Cartão de Débito MULTICAIXA é um instrumento de pagamento disponibilizado pelo seu banco, e só deve ser utilizado pela própria pessoa.
O PIN é um código secreto composto por 4 números, que terá de marcar para utilizar o seu cartão.

 

• Guarde sempre o seu Cartão de Débito MULTICAIXA num local seguro;
• Se o perder ou o roubarem, deve informar ao seu banco para cancelarem o
cartão de imediato;
• Memorize o PIN do seu cartão e destrua o envelope com o código secreto.
Se pretender guardá-lo, nunca o coloque nem o escreva junto do cartão,
nem o deixe em local visível ou de fácil acesso a outras pessoas;
• Nunca entregue o seu Cartão de Débito MULTICAIXA nem dê o seu PIN a
ninguém, nem mesmo a um funcionário do banco ou da polícia, pois estas
instituições nunca lhe podem pedir esta informação;
• Se desconfiar que alguém pode ter o seu PIN, deverá alterá-lo
imediatamente num Caixa Automático.

 

 

Caixa Automático (CA)



Serve para levantar dinheiro e realizar muitas outras operações.

 

• Cubra sempre o teclado com a outra mão ao teclar o seu PIN e confirme
que não há ninguém perto o suficiente para ver o PIN e a operação que
está a realizar;


• Nunca peça ajuda a outras pessoas para fazerem as transacções, nem
entregue ou perca de vista o seu cartão.

 

 

Terminal de Pagamento Automático (TPA)

 

 

1. O TPA permite fazer pagamentos com o seu cartão em estabelecimentos comerciais.
2. Pode também fazer levantamentos de dinheiro nos estabelecimentos aderentes a este serviço.
3. O estabelecimento aderente não pode cobrar qualquer valor por este serviço. O Banco fará a cobrança na sua conta, no valor máximo até 2,5%.

• Não deixe que repitam a operação sem que o terminal apresente a
mensagem de que o primeiro pagamento foi anulado ou mal sucedido;
• Peça ao operador para introduzir o montante no TPA;
• Confirme sempre o montante, nunca entregue o cartão e no final exija
sempre o comprovativo.

 

 

 

Como pagar por Código QR no TPA

 

 

MULTICAIXA Express (MCX Express)

Pode ser usado para fazer transferências, pagamentos de serviços e ainda pagar as suas compras através da leitura de um Código QR. Primeiro, deve definir ou actualizar o seu contacto telefónico associado a essa conta bancária junto do seu banco. Depois, e para usar o MCX Express em segurança, deve instalar a Aplicação MCX Express apenas através das lojas oficiais da Google e da Apple.

 

• Nunca preencha formulários que prometem prémios ou dinheiro em troca dos seus dados e nunca envie para outras pessoas os códigos recebidos por SMS ou códigos de acesso ao MCX Express - estes só devem ser colocados na aplicação do seu próprio telefone!

• Nunca peça instruções ou ajuda a outras pessoas para aderir ou usar o seu MCX Express e leia sempre com atenção as mensagens de alerta e de informação que aparecem na sua aplicação!

• Não se esqueça também que o MCX Express, a Rede MULTICAIXA ou o seu Banco nunca entrarão em contacto consigo para lhe pedir códigos enviados ou códigos de acesso, nem para lhe pedir para preencher formulários online ou nas Redes Sociais com os seus dados pessoais.

 

 

Pagamentos Online (GPO)

 

Serve para fazer compras de produtos ou serviços em estabelecimentos comerciais online, usando o MCX Express por meio do seu número de telemóvel ou por Código QR.

 

• Instale um antivírus no seu dispositivo e mantenha-o actualizado;
• Configure as opções de privacidade das suas Redes Sociais, por forma a deixar poucas informações visíveis para pessoas que não conhece;
• Quando abrir um link numa Rede Social, e-mail ou SMS, deve confirmar sempre que o endereço da página é o correcto e não o de uma página falsa!
• Aceite apenas pagamentos que tenham sido realizados por si próprio com o MCX Express.

 

 

KWiK – Kwanza instantâneo

É o novo instrumento de pagamentos de Angola que permite receber ou enviar dinheiro para familiares e amigos, a qualquer hora e de forma instantânea, com toda a rapidez, segurança, facilidade e comodidade, e sem precisar de andar com dinheiro no bolso.

Pode enviar os seus Kwanzas instantaneamente indicando como beneficiário um número de telemóvel, um e-mail, uma alcunha (seleccionar da lista de contactos) ou um IBAN.