Conselho de Administração

Mensagem do Presidente

- Senhores Accionistas
- Senhores Membros dos Órgãos Sociais
- Estimados Quadros e Trabalhadores da EMIS

No dia 31 de Dezembro findo, mais um ano se passou e, com ele, um Exercício Económico, facto que nos obriga a uma paragem para uma reflexão importantíssima que nos demonstre os ganhos e perdas e, consequentemente, os proveitos registados, no nosso caso concreto. Com efeito, é com imenso prazer e sentido de responsabilidade que uma vez mais nos dirigimos a V.Exas. para, resumidamente, prestar-vos contas da nossa gestão e administração à frente dos destinos da EMIS, importante instituição financeira detida por V.Exas., cabendo-nos salientar o indefectível e permanente apoio do BNA, como Banco Central.


Depois de um período deveras atípico, caracterizado por quebras bruscas do mercado, devido à pandemia do COVID que se registava, iniciou-se finalmente a recuperação gradual do rítimo de produtividade dos diversos sectores da economia nacional, o que também se veio revelar no desempenho da actividade da EMIS.

Eng.º Gualberto De Matos Defende Tarifas Mais Baixas Para Internet

O papel da EMIS na transformação digital dos pagamentos em Angola continua a ter a maior expressão no canal MCX Express, que cresceu mais de 50 % no ano 2023, afirmando-se como a mais significativa inovação registada nos sistemas de pagamentos nos últimos anos, tendo, por isso, sido distinguido com o prémio Sirius.


O ano 2023 contou ainda com o lançamento oficial do novo arranjo de pagamentos denominado KWiK – Kwanza Instantâneo, promovido pelo Banco Nacional de Angola e operado pela EMIS. Este novo instrumento de pagamento materializa uma recomendação do Banco Mundial no sentido de dotar Angola de um instrumento de pagamento baseado na transferência instantânea, interoperável, universal e inclusivo, interligando pela primeira vez, num mesmo sistema, prestadores de serviços bancários e não bancários. É um novo paradigma de fazer pagamentos, que desponta, podendo ser considerada uma evolução do tradicional conceito de Mobile Money.

 

Outras iniciativas a registar, dizem respeito ao TPA de Nova Geração, o projecto referente ao pagamento com QR-C MCX nos terminais de pagamento convencionais, um modo de pagamento que vai mudar o paradigma dos pagamentos em Angola e a consolidação do SDD – Sistema de Débitos Directos. Materializa-se, assim, o desígnio da EMIS como charneira e principal locomotriz do sistema de pagamentos de Angola.

 

Como resultado de tudo isso, foi possível registar-se o cenário vivido e a perspicácia e entrega afincada dos nossos quadros e técnicos acabou, pois, nos proporcionar um crescimento transaccional de 30 %, com um elevado grau de eficiência operacional.


O resultado financeiro cifrou-se em Kz 5.871.149 Milhares

 

Apesar das múltiplas dificuldades ainda enfrentadas, não podemos deixar de sentir algum conforto e tranquilidade, facto que nos anima cada vez mais para novos e futuros desafios. Gostaríamos de salientar um aspecto que reputamos de muita importância. Finalmente, permito-me salientar que as Contas, como sempre, foram devidamente auditadas pela conceituada PWC-Angola.


Senhores Accionistas, o resumo atrás apresentado, afigura-se deveras substantivo e encorajador e perante o qual não podemos deixar de enfatizar o desempenho particular dos quadros e trabalhadores da empresa que sempre souberam estar à altura dos desafios com que a EMIS se foi deparando ao longo do Exercício.

 

A propósito, sublinho aqui o engajamento e desempenho particular do DR. Pedro Puna e de toda a sua equipa de Administradores a quem dirijo os meus votos de louvor e sentimentos de profundo apreço pelo desempenho abnegado sempre demonstrado. Aos trabalhadores e quadros de EMIS deixo igualmente de forma sublinhada os meus sentimentos de profunda gratidão e louvor pelo exemplar desempenho sempre revelado.


JOSÉ GUALBERTO DE MATOS (PCA)