Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital

Cidadão
Digital

Hoje é urgente falar tanto de cidadania digital como de inclusão social. Para a EMIS a informação e a instrução são os melhores pilares para o crescimento intelectual do cidadão.

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Programa Cidadão Digital

O que é o Cidadão Digital?

O Programa Cidadão Digital é uma Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital que está a levar à população conhecimentos sobre Literacia Financeira Digital, fundamentais para os cidadãos, promovendo a utilização segura dos canais digitais e a segurança financeira digital, dando a conhecer as melhores práticas de utilização dos meios digitais de pagamento e formas de evitar as ameaças financeiras, com que os utilizadores se confrontam, nestas plataformas.

Trata-se de um programa de sensibilização cívica que visa criar condições e fornecer ferramentas adequadas para:

  • Introduzir NOVOS HÁBITOS
  • Evitar COMPORTAMENTOS DE RISCO
  • Mudar MENTALIDADES
  • EDUCAR os Cidadãos
  • SENSIBILIZAR a Sociedade

Cidadao@2X

Pilares

Principais
Objectivos

Reforço

REFORÇAR a confiança no sistema financeiro.

Promoção

PROMOVER o uso responsável da tecnologia no mundo digital.

Compreensão

CAPACITAR os cidadãos para utilizarem a internet de maneira apropriada e eficaz.

Garantia

GARANTIR maior resiliência à fraude (principalmente via engenharia social) nos pagamentos.

Metodologia

Através da sensibilização cívica, por meio de um filme animado, onde são apresentados os comportamentos a seguir, apresentado nos alvos seleccionados, por equipas de formadores qualificados para a Implementação desta metodologia de mudança, que tem como consequência a criação de uma atitude ideal a ser adoptada no dia a dia da população.

A equipa do programa passou por um período de formação e capacitação a nível comportamental e técnica. Na Formação Comportamental a equipa trabalhou a interacção intrapessoal para desenvolver competências pessoais e dinâmicas de interpessoalidade de modo a que se torne funcional, o trabalho em equipa. Na Formação Técnica foram simuladas sessões de apresentação, com a utilização de todos os recursos teóricos e técnicos.

Resultados e Medição de Impacto

Estratégia
De Actuação

Sendo um programa de abrangência nacional tem-se como objectivo, que o mesmo chegue a todas as províncias, mas de forma faseada e sustentável.

Graças ao sucesso obtido na primeira fase, que se realizou somente em Luanda e que garantiu a sensibilização de mais de 200 000 (duzentas mil) pessoas, foi possível expandi-lo para a província de Benguela.

Com este alargamento do raio de acção, pretende-se sensibilizar 260 000 (duzentas e sessenta mil) pessoas no total, em Luanda cerca de 200 000 (duzentas mil) e em Benguela, 60 000 (Sessenta mil) pessoas, até final de Setembro de 2024.

A estratégia de actuação para atingir a meta estabelecida é constituída por: sensibilização com audiovisual e contactos personalizados (sensibilização de rua).

Até Março de 2024

Profundidade: +86%

Grau em que a acção afecta a vida dos beneficiários, dimensão ou importância da mudança estimada em cada um dos beneficiários na sua vida pessoal.

 

Perenidade: -9%

Durabilidade do impacto, tempo estimado em que o beneficiário poderá usufruir do benefício recebido.

 

Peculiaridade: +5%

Escala de unicidade da acção, tendo em conta a probabilidade teórica de o beneficiário encontrar, ou não, uma outra organização que possa fornecer um benefício semelhante, em condições semelhantes.

 

Grau de gravidade: +8%

Severidade da situação do beneficiário, no momento em que se iniciou a acção.

Contacto gerado

2ª Fase – 245 000 pessoas sensibilizadas

Desde o arranque da segunda fase deste programa, em Março de 2024  sensibilizou-se mais de 245 000 pessoas em contactos com audiovisuais e contactos personalizados (sensibilização de rua).

Logo após a sua implementação, em Novembro de 2022, foi possível observar resultados muito interessantes, fazer correcções se necessário e principalmente percebermos quais as áreas mais importantes da implementação que estão em funcionamento.

O tempo é um factor precioso e o programa aceita todos os dias marcações para mais apresentações audiovisuais, mais apresentações personalizadas (trabalho de rua), mais pessoas sensibilizadas com eficácia. Esse é o objectivo principal do Cidadão Digital!

 

- Clique (aqui) e acompanhe as Métricas e Indicadores do programa Cidadão Digital.

Junho CD