Glossário
EMIS
de A a Z
Encontre aqui os termos técnicos relacionados com os Sistemas de Pagamento de Angola.
Pagamento Automático
É o serviço que é oferecido a portadores ou titulares de cartões bancários (de débito ou de crédito) através do qual podem proceder ao pagamento de compras ou serviços, utilizando um terminal de pagamento automático (fisco ou virtual), o H2H ou o MCX Express.
PIN
Personal Identification Number.
Código numérico, pessoal e secreto que o titular do cartão pode necessitar de utilizar para fins de identificação em transacções com cartão. Nas transacções electrónicas, equivale à assinatura do titular.
Ponto de venda
Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efectuar pagamentos.
Portador
Pessoa singular autorizada a utilizar um Cartão Empresa ou Cartão Corporate. (definição do Aviso N.º 01/07 do BNA).
POS
Point-of-sale. Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efectuar pagamentos.
Prazo de validade do cartão
Data até quando o cartão pode ser utilizado pelo seu titular. Os cartões são emitidos com um determinado prazo de validade (em geral, não inferior a um ano), que está indicado no próprio cartão através do mês e ano em que termina esse prazo. O cartão pode ser utilizado até ao último dia do referido mês. O emissor pode renovar o cartão, de acordo com as condições gerais de utilização.
Processador de Adquirente
Entidade que proporciona as facilidades técnicas para que o adquirente receba do aceitante as informações das operações aceites e presta outros serviços de suporte a esta actividade (definição do Aviso N.º 01/07 do BNA). Em Angola este papel está reservado à EMIS, SA.
Processador de Emissor
Entidade que proporciona as facilidades técnicas para o emissor efectuar a emissão e presta outros serviços de suporte a esta actividade (definição do Aviso N.º 01/07 do BNA). Em Angola este papel está reservado à EMIS, SA.
Processamento em Off-line
Situação em que o terminal de pagamento (ATM ou POS) não precisa de comunicar com o sistema central de processamento para efeitos de autorização e autenticação de uma transacção por cartão.
Processamento em On-line
Situação em que o terminal de pagamento (ATM ou POS) comunica com o sistema central de processamento de uma rede de pagamentos para efeitos de autorização e autenticação de uma transacção por cartão antes de executar essa transacção. O sistema MULTICAIXA funciona exclusivamente em on-line.
Processamento em Real-time
Situação em que ocorre uma ligação em tempo real entre o terminal utilizado pelo titular do cartão e o sistema informático da entidade emissora do cartão, sendo a autorização dada por este em tempo real.
Rede MULTICAIXA
A rede nacional e universal de terminais de prestação de serviços de levantamento de numerário, de pagamento e/ou operações relacionadas com os mesmos (definição do Aviso N. 05/2017 de 10 de Julho do BNA).