
Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital
Cidadão
Digital
Hoje é urgente falar tanto de cidadania digital como de inclusão social. Para a EMIS a informação e a instrução são os melhores pilares para o crescimento intelectual do cidadão.

O que é o Cidadão Digital?
O Programa Cidadão Digital é uma Campanha Nacional de Educação para a Cidadania Digital que está a levar à população conhecimentos sobre Literacia Financeira Digital, fundamentais para os cidadãos, promovendo a utilização segura dos canais digitais e a segurança financeira digital, dando a conhecer as melhores práticas de utilização dos meios digitais de pagamento e formas de evitar as ameaças financeiras, com que os utilizadores se confrontam, nestas plataformas.
Trata-se de um programa de sensibilização cívica que visa criar condições e fornecer ferramentas adequadas para:
- Introduzir NOVOS HÁBITOS
- Evitar COMPORTAMENTOS DE RISCO
- Mudar MENTALIDADES
- EDUCAR os Cidadãos
- SENSIBILIZAR a Sociedade

Pilares
Principais
Objectivos
Reforço
REFORÇAR a confiança no sistema financeiro.
Promoção
PROMOVER o uso responsável da tecnologia no mundo digital.
Compreensão
CAPACITAR os cidadãos para utilizarem a internet de maneira apropriada e eficaz.
Garantia
GARANTIR maior resiliência à fraude (principalmente via engenharia social) nos pagamentos.
Metodologia
Através da sensibilização cívica, por meio de um filme animado, onde são apresentados os comportamentos a seguir, apresentado nos alvos seleccionados, por equipas de formadores qualificados para a Implementação desta metodologia de mudança, que tem como consequência a criação de uma atitude ideal a ser adoptada no dia a dia da população.
A equipa do programa passou por um período de formação e capacitação a nível comportamental e técnica. Na Formação Comportamental a equipa trabalhou a interacção intrapessoal para desenvolver competências pessoais e dinâmicas de interpessoalidade de modo a que se torne funcional, o trabalho em equipa. Na Formação Técnica foram simuladas sessões de apresentação, com a utilização de todos os recursos teóricos e técnicos.
Resultados e Medição de Impacto
Estratégia
De Actuação
Sendo um programa de abrangência nacional tem-se como objectivo, que o mesmo chegue a todas as províncias, mas de forma faseada e sustentável.
Graças ao sucesso obtido na segunda fase, que se realizou em Luanda e Benguela, que garantiu a sensibilização de mais de 500 000 (quinhentas mil) pessoas, foi possível expandi-lo para a província do Huambo.
Com este alargamento do raio de acção, já foram sensibilizadas até ao momento mais de 600 000 (seiscentas mil) pessoas no total, em Luanda cerca de 510 000 (quinhentos e dez mil) pessoas, em Benguela cerca de 79 000 (setenta e nove mil) pessoas e no Huambo cerca de 10 000 (dez mil) pessoas até final de novembro de 2024.
A estratégia de actuação para atingir a meta estabelecida é constituída por: sensibilização com audiovisual e contactos personalizados (sensibilização de rua).
Até Janeiro de 2025
Profundidade: +87%
Grau em que a acção afecta a vida dos beneficiários, dimensão ou importância da mudança estimada em cada um dos beneficiários na sua vida pessoal.
Perenidade: -10%
Durabilidade do impacto, tempo estimado em que o beneficiário poderá usufruir do benefício recebido.
Peculiaridade: +8%
Escala de unicidade da acção, tendo em conta a probabilidade teórica de o beneficiário encontrar, ou não, uma outra organização que possa fornecer um benefício semelhante, em condições semelhantes.
Grau de gravidade: +11%
Severidade da situação do beneficiário, no momento em que se iniciou a acção.
3ª fase do Projecto Cidadão Digital no Huambo
Desde o lançamento em Setembro de 2022, o CIDADÃO DIGITAL tem vindo a incutir nos cidadãos novo hábitos, procurando evitar comportamentos de risco, bem como promover a mudança de mentalidades par que os utilizadores, cidadãos e empresas, estejam mais bem preparados para combater fraudes e burlas.
O CIDADÃO DIGITAL já sensibilizou até ao momento mais de 500 mil pessoas nas Províncias de Luanda e Benguela, assim como fez apresentações em escolas, universidades e empresas públicas e privadas, desenvolvendo também uma forte sensibilização cívica junto da população circulante, seja em mercados ou outros espaços públicos.
No Huambo o CIDADÃO DIGITAL pretende alcançar 60 000 pessoas e reforçar a literacia financeira digital na província.
O tempo é um factor precioso e o programa aceita todos os dias marcações para mais apresentações audiovisuais, mais apresentações personalizadas (trabalho de rua), mais pessoas sensibilizadas com eficácia. Esse é o objectivo principal do Cidadão Digital!
- Clique (aqui) e acompanhe as Métricas e Indicadores do programa Cidadão Digital.
